Caracterização

SÃO MARTINHO DE ÁRVORE
Situada num monte, na margem de um afluente do Mondego, a freguesia de São Martinho de Árvore estende-se por uma ara total de 3,2 km2, localizando-se a 15 km da sede de concelhia. Fazem parte da freguesia os lugares de S. Martinho de Árvore, Fonte de S. Pedro e Sandelgas. Pertenceu ao concelho de Tentúgal, extinto em 31 de Dezembro de 1853. 
Fica anotado em "Coimbra e Região": "Prosseguindo na estrada de Coimbra que segue por entre os campos, aproximando-se mais da Vala do Norte, deixamos para a esquerda a aldeia de Sandelgas, onde cai em ruínas o pouco que resta do Mosteiro de Nossa Senhora de Campos, para ali transferido de Montemor-o-Velho em 1691, devido às enchentes do rio. S. Martinho de Árvore é a sede da freguesia, bem situada, descendo suavemente à planície, à vista de Coimbra, do Castelo de Montemor e das povoações da outra margem. Outrora chamada S. Martinho de Freixeneda, tinha a apresentação a cargo da abadessa de Lorvão".
É composta pelos lugares de  Sandelgas, São Martinho de Árvore e Fonte de S. Pedro
Confronta-se a nascente com São Silvestre, a poente com Lamarosa e Tentúgal, a sul com Ameal e a norte com Lamarosa.
Na verdade, a zona do baixo Mondego, onde se enquadra, oferece uma paisagem verdejante, que oferece todo o ano um espectáculo de verde majestade.
A importância desta freguesia resulta da confluência de três factores, como a proximidade de grandes cidades como Coimbra e Figueira da Foz e suas zonas balneares, as excelentes acessibilidades que possui, assim como aprazíveis locais turísticos. A dinâmica empresarial que cada vez mais se acentua é outra mais valia para a localidade.
 
População (Censos 2011)
População Residente Total - 1033
População Residente Homens - 512
População Residente Mulheres - 521
População Presente Total - 995
População Presente Homens - 487
População Presente Mulheres - 508
Famílias - 345
Alojamentos  - 421
Edifícios - 414
 
LAMAROSA
A localidade de Lamarosa, situada no extremo Oeste do Concelho de Coimbra, na margem direita do Rio Mondego, dista 14 quilómetros da sede de concelho. Lamarosa destaca-se, a sul, pelos verdes campos do Baixo Mondego e a jusante, zona de onde se podem apreciar as serras da Lousã, Sicó e Açor. É composta pelos lugares de Lamarosa, Ardazubre, Vila Verde, Casal das Figueiras, Casal de Nossa Senhora de Bom Despacho, Casal dos carecos, Vale de Rosas, Casais de Vera Cruz e Andorinha. A Norte, as gândaras bairradinas fazem fronteira com esta freguesia. Confronta com as Freguesia de São Silvestre, São Martinho de Árvore, Ançã, Outil e Tentúgal.
 
População (Censos 2011)
População Residente Total - 2069
População Residente Homens - 1003
População Residente Mulheres - 1066
População Presente Total - 1987
População Presente Homens - 949
População Presente Mulheres - 1038
Famílias - 715
Alojamentos  - 975
Edifícios - 957